Maturidade ativa: como garantir qualidade de vida na terceira idade
Ver todas as notíciasE que, algumas dessas doenças só vão apresentar sintomas quando já estiverem muito avançadas e o tratamento for mais difícil, podendo trazer danos permanentes à sua visão?!
As patologias mais frequentes em consultórios oftalmológicos são: a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, os quais podem gerar embaçamento e desconforto, como olhos vermelhos, lacrimejamento e dores de cabeça após o esforço visual. Mas é importante saber que o seu exame dos olhos não acaba com a Refração (exame de óculos). Ele inclui também, a medida da pressão dos olhos, avaliação da retina e nervo óptico e a biomicroscopia, que é a avaliação das estruturas do olho através de um tipo de lente de aumento, que permite ao médico oftalmologista a avaliação de detalhes da estrutura dos olhos.
Doenças como Glaucoma, Catarata e Retinopatia Diabética estão entre as maiores causas de cegueira no mundo (dados da organização mundial de saúde). São silenciosas e traiçoeiras, e podem apresentar algum sintoma somente após anos de instalação, quando já estão avançadas e com dano estabelecido!
Mesmo que você não sinta nada nos olhos, a consulta regular ao oftalmologista deve fazer parte da sua rotina, pois essa é a única forma de prevenir e proteger seus olhos. Isso porque a maioria das doenças causadoras da cegueira são evitáveis e tratáveis com essa medida, reforçada com exames oftalmológicos básicos. Assim como os adultos, as crianças também devem ser submetidas a exames de acuidade visual regulares para avaliar defeitos refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que podem caracterizar perda visual se não forem corrigidos no momento certo.
Não deixe o tempo tomar a sua visão e piorar a sua qualidade de vida!
Catarata – Processo de opacificação do cristalino (lente natural do globo ocular), que atrapalha a entrada de luz nos olhos, acarretando a perda gradativa da acuidade visual com o avançar da idade. A correção é feita por cirurgia.
Glaucoma – Causada pela elevação da pressão intraocular, a doença provoca lesões no nervo óptico e compromete a visão. A perda visual ocorre em estágios mais avançados e compromete primeiro a visão periférica. No início, o glaucoma é assintomático, por isso a importância dos exames de rotina.
Degeneração macular relacionada à idade – Ocorre geralmente após os 50 anos e afeta a mácula (área central da retina), provocando baixa visão central. Os danos são irreversíveis até o momento, mas a detecção precoce e cuidados podem auxiliar no controle da doença.
Retinopatia diabética – Complicação do diabetes que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina, podendo ocorrer o vazamento de líquido e sangue no interior do olho, desfocando a visão. Com o agravamento da doença, pode evoluir até para o descolamento da retina e glaucoma neovascular.
Preencha os campos abaixo, que em breve nossa equipe entrará em contato.