Varizes: o que elas significam? - Diersmann

O que está acontecendo

Varizes: o que elas significam?

As varizes não devem ser vistas apenas como um problema estético. Entenda as causas e o que elas indicam sobre o sistema venoso humano.

Você já parou para pensar que as varizes podem dizer muito mais sobre a sua saúde do que você imagina? Elas não devem ser vistas apenas como um desconforto estético. Pelo contrário, as varizes querem dizer algo muito importante e devem ser tratadas com acompanhamento médico.

As varizes podem ainda indicar algum tipo de problema circulatório. Mas existem alguns fatores de risco para o surgimento das varizes, por exemplo, herança familiar, gestação, trabalhar muito tempo em pé ou sentado com pernas pendentes, realizar atividades que exigem grande esforço físico, sedentarismo e obesidade. Esses fatores podem aumentar a pressão nas veias dos membros inferiores e resultar em varizes.

Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos. As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.

Nas mulheres, durante a menstruação e na gravidez, principalmente, os sintomas tendem a piorar. Episódios de maior gravidade podem ocorrer tanto por dilatação das veias profundas quanto das superficiais. Nesses casos de insuficiência venosa, podem surgir edema persistente nos pés, úlceras nas pernas e alterações na pigmentação da pele.

Existem diferentes classificações para as varizes dos membros inferiores. Elas podem ser vasos finos, superficiais de coloração variável, parecendo pequenos riscos; microvarizes, que são veias com pequena dilatação e extensão limita e de poucos milímetros; ou varizes, veias dilatadas e tortuosas que fazem relevo na pele. O tratamento irá depender da sua classificação e poderá variar entre medicamentos e cirurgia.

 

As pessoas podem ter:

Dores locais: na perna

Na pele: vasos sanguíneos inchados na pele, descoloração, escurecimento da pele ou úlceras

Também é comum: inchaço, coceira, pernas inchadas, pernas pesadas ou sensação de formigamento

COMO EVITÁ-LAS

Para evitar as varizes fique atento a estas dicas:

  • Cuide do peso, ou seja, evite o efeito sanfona;
  • Pratique atividade física;
  • Evite ficar muito tempo na mesma posição no ambiente de trabalho;
  • Use meias de compressão graduadas quando forem recomendação médica.
  • Evite ficar de pé, parado na mesma posição, por muito tempo. Se for obrigado a fazê-lo, procure movimentar-se. Isso faz com que os músculos das pernas ajudem o sangue a circular;
  • Diversas vezes por dia, procure elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue para o centro do corpo;
  • Lembre-se de que é muito importante usar meias elásticas. Os resultados serão melhores ainda se você as calçar logo cedo, antes de levantar da cama;
  • Ande a pé. Caminhar é fundamental para prevenir varizes.
Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você