Maturidade ativa: como garantir qualidade de vida na terceira idade
Ver todas as notíciasPsicólogos criam iniciativas de solidariedade e escuta, para dar suporte emocional durante a pandemia.
Em meio à avalanche de notícias sobre o avanço do novo coronavírus, o momento é de escuta, apoio, acolhimento e solidariedade. A Diersmann falou com psicólogos parceiros que estão trabalhando com atendimento online e também com grupos de apoio gratuito durante todo o período de quarentena e isolamento.
A Psicóloga Beatriz S. Iochims presta atendimento online e gratuito a quem precisar durante todo o período de quarentena e isolamento. As escutas já começaram.
“As duas palavras que mais aparecem são medo e ansiedade. As pessoas estão perdidas, sofrendo, se sentindo ameaçadas pelo vírus, com medo de se contaminar, de perder entes queridos, preocupadas com os pais”, observa a psicóloga.
O papel da Beatriz é dar suporte, ouvir e mostrar que existe um fim para o momento em que estamos vivendo. “Eu tenho falado muito que vai passar, é uma fase, é temporário.”
Coronavírus: como evitar o pânico e manter nossa saúde emocional
O acolhimento feito por ela começa com o acesso à um grupo de WhatsApp. A pessoa interessada acessa o link, e já começa a fazer parte do grande grupo. As conversas acontecem por vídeo-chamada, áudio e escrita e duram o tempo que precisar.
LINK DO GRUPO DE APOIO: https://www.facebook.com/1728697824121826/posts/2686717251653207/?sfnsn=wiwspmo&extid=yXvyRxYqcTZuwQeE – Adicione o telefone 997907675!
Segundo Beatriz, não se trata de terapia online, porém, esses momentos de escuta ajudam quem mais precisa a enfrentar o momento atual, diminuir a solidão e ajeitar os pensamentos e sentimentos internos.
Dessa conversa, pode surgir ou não o encaminhamento para uma terapia ou atendimento psiquiátrico, dependendo do quadro da pessoa. “Um trabalho que eu tenho feito muito nessa escuta é de reconectar a pessoa com coisas boas e recursos que ela tem. Às vezes, nesse desespero, ela esquece. E isso, de uma certa maneira, traz conforto e orientação para ela”, diz.
Além desse projeto, o Psicólogo Marcos Dessbessel divulgou uma série de atividades importantes que devem ser feitas durante esse período. Confira o vídeo:
Se você conhece outra iniciativa como essas, compartilhe com sua rede de contatos, pode ser que tenha alguém precisando neste momento.
Preencha os campos abaixo, que em breve nossa equipe entrará em contato.