Maturidade ativa: como garantir qualidade de vida na terceira idade
Ver todas as notíciasO nome é estranho, e lembra… Camada de ozônio? É isso mesmo?! O.o
Pois é, ozonioterapia é o nome de uma terapia natural complementar, que usa um gás chamado ozônio (o mesmo que existe na camada de ozônio) com o objetivo de ajudar no tratamento de diversas doenças dos nossos cães ou gatos. O ozônio é formado por três átomos de oxigênio (O3), diferente do oxigênio que respiramos, que possui apenas dois (O2).
Como a terapia é realizada?
Existem várias vias de aplicação do ozônio. As principais formas são a aplicação do gás de forma local (que pode ser realizada em pontos que acupuntura ou não) por via intramuscular, subcutânea ou intra-articular, a insuflação retal e a auto-hemoterapia maior ou menor (quando se ozoniza e em seguida reaplica o sangue do próprio paciente). Outras vias, como a aplicação intra-discal, peridural, bolsa de ozônio, insuflação vesico-uretral e de fístulas dependem do caso a ser tratado e costumam ser menos frequentes em comparação às formas principais. Também pode-se ozonizar óleos a água para uso tópico, limpeza de tecido ou até mesmo uso oral.
Quais são os efeitos da ozonioterapia?
A ozonioterapia é capaz de reduzir a agregação plaquetária, desfazer o empilhamento de hemácias, modula o estresse oxidativo, reduz a produção de tecido de granulação exuberante, melhora a circulação local e a perfusão tecidual, promove desinfecção e desbridamento de feridas e estimula a cicatrização e epitelização. Além disso, possui efeito anti-inflamatório, antálgico, imunomodulador, bactericida, fungicida e virucida.
Quais as indicações?
Pode-se indicar a ozonioterapia no tratamento complementar ou isolado de diversas doenças. Podemos citar dentre outras indicações a doença do disco intervertebral, espondilose, osteoartrites, tendinopatias, artrites sépticas, discoespondilites, sepse, osteomielite, feridas contaminadas, infecção do trato urinário, fistulas e abscessos, piodermites, dermatopatias alérgicas, papilomas, artrite reumatoide, doença intestinal inflamatória crônica, diabetes, insuficiência renal crônica, doenças isquêmicas, tratamento de feridas e escaras de decúbito, queimaduras, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ceratoconjutivite seca, glaucoma crônico, hepatopatias, doenças neurodegenerativas, adjuvante no tratanteamento do câncer e para amenizar os efeitos colaterais de quimioterapia. As doenças que atualmente são mais tratadas com a ozonioterapia são:
A Diersmann conta com Clínica Veterinária parceira que trabalha com esse e outros procedimentos alternativos e naturais no tratamento do seu animalzinho de estimação. Fale com a gente.
Fonte: petfisio.com.br
Preencha os campos abaixo, que em breve nossa equipe entrará em contato.