Maturidade ativa: como garantir qualidade de vida na terceira idade
Ver todas as notíciasA todo o momento, surgem novidades em tratamentos estéticos que desperta a curiosidade e o fascínio das pessoas preocupadas em melhorar ou disfarçar o que os incomoda em suas aparências.
Atualmente, o procedimento que está dando o que falar é o microagulhamento ou Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA). Você provavelmente já viu na internet os relatos de mulheres contando a sua experiência com a nova técnica estética.
O microagulhamento é um procedimento realizado através de rolos com micro agulhas (com comprimentos que variam de 0,25mm a 2,5mm) que ao perfuraram a pele, ajudando a corrigir manchas provocadas pelo sol, melasma, flacidez, cicatrizes, estrias e o envelhecimento da pele. Diferente, não? A técnica oferece a possibilidade da produção de novas fibras de colágeno (neocolagenese), melhorando a textura e a cor da pele.
Mesmo com tantas promessas, essa técnica vem despertando muitas dúvidas. Principalmente sobre a sua eficácia e segurança. “Existem vários artigos médicos publicados em revistas científicas respeitadas, nacional e internacionalmente mostrando evidências de resultado do uso dos rolos de microagulhas na técnica da Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA)”. A Dra. Patrícia Fagundes ressalta que “cada paciente deve ser avaliado no seu caso particular, pois os resultados dependem da intensidade do problema e características da pele do paciente”.
As polêmicas em torno do microagulhamento começaram com a postagem de vídeos de pessoas que compraram no mercado o equipamento (dermaroller) e as agulhas e aplicam em si próprias causando danos à pele e até mesmo sérias infecções.
Fique atento!
As agulhas devem atender as normas de segurança e o procedimento deve ser realizado por um profissional capacitado. Não faça o procedimento em casa ou sozinho.
“Para que os resultados do procedimento sejam alcançados faz-se necessária sua realização através de profissional médico especializado com prática nesta atividade e, como mencionei, cada paciente deve ser avaliado particularmente dentro de suas características”, ressalta a especialista.
A área da estética deve ser uma aliada para a melhora da autoestima das pessoas e não prejudicar a nossa saúde, por isso sempre que surgir a vontade e necessidade de procurar por procedimentos estéticos, consulte um profissional capacitado e faça o microagulhamento em um local segura e com toda a higiene e preparos necessários.
Fonte: Dra. Patrícia Fagundes, dermatologista do Einstein
Preencha os campos abaixo, que em breve nossa equipe entrará em contato.