Maturidade ativa: como garantir qualidade de vida na terceira idade
Ver todas as notíciasO distúrbio de aprendizagem afeta mais crianças que podemos imaginar. O que começa como uma dificuldade leve pode ser, na verdade, algo que necessitará de um acompanhamento profissional. Não são poucos os casos de pais e professores equivocados quando descobrem que o filho/aluno não consegue assimilar determinada habilidade na vida acadêmica. Isso significa a possibilidade de um transtorno na vida do pequeno.
Mas quem devo procurar? A ajuda do psicopedagogo! E a Diersmann possui diversos parceiros na área. É de grande importância a análise aprofundada do quadro apresentado pela criança. O processo consiste em determinadas etapas, sendo que a aplicação de atividades e uma conversa com o pequeno costumam ser as mais utilizadas.
Atenção na criança é primordial
É preciso que os pais tenham muita paciência para não confundir o distúrbio com a dificuldade de aprendizagem. A segunda situação pode ser enfrentada por todos nós, inclusive por aquele aluno bastante inteligente. Para ficar mais compreensível, a dificuldade de aprendizagem é algo mais pontual e que pode ser solucionado através de aulas particulares, monitorias, etc. Por exemplo: João não consegue aprender operações que envolvem soma; e Maria não entende o emprego das orações.
Os casos que apresentam os distúrbios de aprendizagem são mais sérios e devem contar com o acompanhamento do psicopedagogo. Somente ele tem as coordenadas para a solução dos problemas apresentados.
Quais são os principais distúrbios de aprendizagem?
• Dislexia: caracterizada pela dificuldade que a criança apresenta nas habilidades que se referem às ações como soletração, reconhecimento da palavra, desatenção, dispersão, atraso de desenvolvimento na linguagem, dificuldades para copiar conteúdos do livro e do quadro, vocabulário com poucas palavras.
• Discalculia: caracterizada pelo bloqueio que a criança tem em tudo aquilo que se referir aos números: operações matemáticas e seus sinais; identificação de quantidades, classificar números, entre outras ações que envolvem raciocínio matemático.
• Disgrafia: caracterizada principalmente por uma fraca assimilação da criança com a escrita: uso incorreto de letras maiúsculas e minúsculas; alinhamento indesejado, formação de letras aquém do esperado para a idade escolar, inclinação incorreta, entre outros.
De onde surgem os distúrbios?
Pode-se considerar o fato de tais distúrbios terem origem neurobiológica, o que mostra o quanto eles precisam ser tratados pelo psicopedagogo.
Quais são as atividades a serem aplicadas às crianças?
Não há existe uma “receita” que possa ser usada em todos os casos, mas é verdade que o profissional de psicopedagogia tende a trabalhar em cima do problema apresentado pela criança; sobretudo com uma metodologia que impulsionará a situação acadêmica do pequeno.
A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é por meio de desenhos, jogos e brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade. É através dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar, adquire maior atenção. O psicopedagogo irá ajudar a criança ou adolescente, a encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem, organizando, assim, o seu modelo de aprendizagem.
É um trabalho de dedicação, de atenção, de acolhimento, de percepção e de sensibilidade, pois podemos transformar, aprimorar, redescobrir o indivíduo, levando-o a respeitar-se, respeitando o outro, tornando-o ativo, capaz e único dentro da sociedade onde vive.
Precisa dessa ajuda? Não espere ou fique com dúvidas, ligue para a gente que te ajudamos a encontrar o melhor profissional para o seu filho!
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