Maturidade ativa: como garantir qualidade de vida na terceira idade
Ver todas as notíciasViva o Taquari-Antas Vivo: Ação socioambiental conta com o voluntariado de colaboradoras da Diersmann
Pessoas recebendo instruções de segurança, colocando equipamentos de proteção e recebendo punhados de sacos plásticos. Grupos entrando mata adentro ou indo em direção às canoas posicionadas nas margens do rio. Toda essa movimentação ocorreu na manhã do dia 06 de abril, quando mais de 700 voluntários participaram de mobilização regional (em Estrela ocorreu no Parque Municipal da Lagoa), que diminuiu a poluição do Rio Taquari.
A 13ª edição do “Viva o Taquari-Antas Vivo” ocorreu simultaneamente em Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, e encaminhou cerca de 3.690 quilos de resíduos (total) para reciclagem.
O movimento contou com a participação de entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos. A Diersmann, como empresa que estimula atividades de preservação do Meio Ambiente, também esteve representada por meio de colaboradores da unidade de Estrela.
Incentivo
A psicóloga, Évili Regina Osterkamp, esteve presente pela primeira vez no mutirão. Revela que sabia da situação mas que não imaginava tamanha sujeira. Inconformada com a situação, decidiu participar do Viva o Taquari-Antas Vivo. “A Diersmann ganha com isso, porque vê que seus colaboradores estão preocupados com o bem-estar da sociedade. Vemos que a empresa apoia este tipo de iniciativa”, acredita.
A colega Vanessa Gregory e sua filha, também participaram pela primeira vez do projeto. “Queríamos fazer algo para contribuir com o Meio Ambiente e confessamos que ficamos tristes pelo volume de lixo encontrado”, tanto nas margens e arredores, como dentro do rio Taquari.
“Encontramos desde papéis até sofás e televisores”, mencionam. Vanessa entende que os colaboradores da empresa que participam da ação tendem a refletir sobre o problema, seja em casa ou no trabalho. “Acaba despertando uma consciência coletiva sobre separação e reciclagem do lixo, e fazer com que nossos filhos participem desses momentos é super importante”, afirmou.
Síntese do projeto
A ação foi criada, originalmente, pela Acil para construir uma nova relação de nossa sociedade com o rio Taquari e seus afluentes, provocando a reflexão para a consolidação da consciência ‘preservacionista’ na região. Ano após ano, a comissão organizadora registra o aumento do voluntariado interessado em defender e preservar o rio. O objetivo então foi reforçar a necessidade de preservar o Meio Ambiente e incentivar a população a ser agente de mudança. A iniciativa é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Parceiros Voluntários – Unidade Lajeado. Em 2018 já haviam sido retiradas das águas e margens do rio mais de 4 toneladas de lixo. Conforme a organização, se somadas todas as edições, já foram retiradas 40 toneladas de lixo do rio Taquari.
Adesão
Entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos interessados em aderir à mobilização voluntária devem entrar em contato com a coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Esteves Scapini, na sede da Acil, rua Silva Jardim, 96, Centro, Lajeado, pelo fone 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br
Preencha os campos abaixo, que em breve nossa equipe entrará em contato.