Maturidade ativa: como garantir qualidade de vida na terceira idade
Ver todas as notíciasUma boa noite de sono pode fazer toda a diferença nas nossas vidas. No entanto, muitos de nós ainda têm problemas para dormir bem.
Nos tempos atuais, aliás, isto é bastante comum: são muitas informações, e a ansiedade faz com que o momento de descansar torne-se um fator estressante.
Para não deixar isso se tornar um padrão, precisamos agir, mudando alguns hábitos diários.
Isto é muito importante para a manutenção da nossa saúde, uma vez que a falta de sono está associada a condições perigosas como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e depressão, entre outros.
Para ajudar você a dormir melhor, reunimos algumas dicas. Confira a seguir.
A exposição à luz do sol ajuda nosso ciclo circadiano a funcionar melhor.
Como o nosso corpo possui uma espécie de “relógio biológico”, quando você dá a ele uma quantidade suficiente de luz durante o dia, além de ter energia o suficiente para fazer as tarefas, na hora de dormir, estará preparado para um sono de qualidade.
Além disso, é através da exposição ao sol que conseguirmos vitamina D. Por isso, assim que acordar, abra as cortinas, deixe a luz entrar e, claro, se ficar ao ar livre, use filtro solar!
A escuridão da noite é necessária para que nosso organismo consiga descansar bem.
Isso porque o hormônio responsável pelo sono, a melatonina, só é produzida depois que o sol se põe.
Nas condições ideais, ela começa a ser produzida pelo corpo ao anoitecer, e costuma atingir seu pico entre as 22/23 horas.
Mas, com apenas um pouco de estímulo de luz artificial, a sua produção pode ser desacelerada, fazendo com que sua quantidade não seja o suficiente para dormir bem.
Sendo assim, a dica é escolher um horário fixo para dormir e começar a se preparar para deitar-se duas horas antes. Diminua a intensidade das luzes da casa, tome um banho relaxante, faça um bom chá, leia um livro e desligue todas as telas da casa, inclusive a do celular.
A cafeína estimula nosso sistema nervoso central e a produção de cortisol pelo organismo. O resultado disso, você provavelmente já conhece: mais disposição e energia.
O problema é que, em grandes quantidades, ela pode nos deixar ativos demais, causando insônia, ansiedade e inquietação.
O máximo de consumo de bebidas com cafeína, em um adulto, é de 400 mg por dia. São cerca de 4 xícaras de café. Além disso, o ideal é que sejam consumidas até no máximo às 16 horas.
A prática de exercícios físicos durante o dia melhora a qualidade do sono, uma vez que eles são capazes de regular nossos níveis de ansiedade e estresse, estimulando a produção de serotonina, hormônio do prazer.
No entanto, se for possível, evite fazer atividade física depois das 18 horas. Assim, seu organismo não fica estimulado demais, criando dificuldades para que o sono venha logo.
Uma dieta rica em nutrientes é capaz de fazer milagres pelo nosso corpo, principalmente se focarmos na saúde do intestino.
Com o organismo em pleno funcionamento, é possível regular os níveis de insulina e a produção de vários hormônios como a melatonina, por exemplo.
Não é preciso muito, além de mudar os hábitos, para conseguir dormir bem. Por isso, cuide bem do seu organismo e respeite os momentos de descanso dele.
Preencha os campos abaixo, que em breve nossa equipe entrará em contato.