Maturidade ativa: como garantir qualidade de vida na terceira idade
Ver todas as notíciasPorque celebramos a data no dia 26 de julho?
A data foi criada em Portugal e Brasil graças a campanha de avó portuguesa, conhecida como Dona Aninhas; data também está ligada a celebração de avós de Jesus, São Joaquim e Santa Ana.
Dona Aninhas era como todos conheciam a portuguesa Ana Elisa do Couto (1926-2007) em Penafiel, cidade de 15 mil habitantes na região do Porto. E se hoje ela tem uma placa afixada em praça pública na terra natal não é sem motivo: foi por causa dela, avó de quatro netas e dois netos, que o dia 26 de julho se tornou reconhecido como Dia dos Avós em Portugal – data também celebrada no Brasil.
Nos anos 1980, porque ela achava que ninguém dava o valor merecido aos avôs e avós, decidiu se tornar uma missionária da causa. Dona Aninhas esteve em países como Brasil, França, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Espanha, Angola, Suíça e Canadá, sempre defendendo que se comemorasse o Dia dos Avós. E a data escolhida tinha um forte motivo: dia 26 de julho é quando a Igreja Católica celebra São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria, avós de Jesus.
Uma história, entretanto, que nem na Bíblia está. “Não há nomes, pormenores, nem citações da vida e da existência dos pais de Maria”, afirma o teólogo e filósofo Fernando Altemeyer Júnior, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “Ambos são citados no evangelho apócrifo de São Tiago, não reconhecido pela Igreja. Portanto, não constam em livros canônicos.” Isso não impediu que São Joaquim e Santa Ana viessem a ser reconhecidos e celebrados pela Igreja como pais de Maria.
Nossos avós são as pessoas que tem as melhores lembranças das nossas vidas. Eles trazem nos olhos uma marca genuína de amor. Também trazem na pele as marcas de uma vida. São eles que carregam os melhores ensinamentos, na realidade, uma infinidade de ensinamentos que sempre nos passam quando estão conosco. Eles nos ensinam que as feridas se tornam cicatrizes de vitória, nos ensinam como doar-se para o outro pode ser a melhor forma de amar… E que falar que ama nunca é suficiente para demonstrar o tamanho do amor.
Avós são anjos que Deus coloca em nossa vida, são pessoas iluminadas e cheias de conhecimento, que agregam valor a nossa existência. Por isso, agradeça sempre por tê-los ao seu lado em todos os momentos.
Preencha os campos abaixo, que em breve nossa equipe entrará em contato.