Maturidade ativa: como garantir qualidade de vida na terceira idade
Ver todas as notíciasApesar de peludos, os animaizinhos também podem sofrer com as baixas temperaturas do inverno.
Além do frio, esta estação traz condições favoráveis ao surgimento e à proliferação de microrganismos como vírus, bactérias, fungos e outros patógenos, que afetam a saúde dos peludos.
Muitos problemas podem ser facilmente evitados com bons hábitos de higiene, vacinação e boa alimentação.
Por isso, seus tutores devem ficar sempre atentos aos cuidados com os seus pets no frio, seja em casa ou na hora de viajar.
Se você quer ficar por dentro do que fazer para cuidar do seu companheiro, continue a leitura e veja as dicas que selecionamos.
É comum que nos dias quentes os pets ignorem suas camas macias e se deitem no chão para refrescar-se. Mas nos dias frios, elas serão as melhores amigas dos animais.
Lembre-se de sempre oferecer uma superfície quente para que os cães se refugiem das superfícies gélidas, com tecidos para o frio ou mesmo mantas e cobertores.
Não esqueça de colocar a cama em um lugar longe dos ventos e das correntes de ar.
Muita gente pode pensar que é frescura, mas as roupinhas para pets são bastante importantes para mantê-los aquecidos no frio, especialmente os que têm pelagem curta.
Nos cães, é mais fácil de colocar; já nos felinos, é bem pouco provável que você consiga acostumá-los com uma roupinha.
Além de a roupa impedir que eles lambam as partes do corpo, normalmente eles demonstram bastante desconforto. Mas se você acha que o seu gato pode gostar, não custa tentar, não é?
Prefira as roupas com tecidos macios e quentes, que não causem irritação nem alergia no animal. O tipo soft é uma boa opção.
Os gatos, principalmente, estão sempre procurando por um lugar quentinho para deitar: eles amam qualquer fonte de calor!
Os cachorros não buscam tanto as altas temperaturas, mas ambientes gelados podem deixá-los resfriados.
Então, sempre tente deixar o ambiente da sua casa com temperaturas agradáveis.
Uma boa ideia são os aquecedores a óleo, que quebram o frio e deixam o lugar mais confortável para toda a família.
Esta é mais para os cachorros: se você costuma tosar seu pet pelo calor ou pelo padrão da pelagem da raça, é bom ter atenção no frio.
Nesta época, a melhor escolha é optar por fazer apenas a tosa higiênica.
Gatos não costumam passear, mas se é o caso do seu, esta dica também vale para ele.
Enquanto no verão o recomendado é evitar as horas mais quentes do dia para passear com o cachorro, no inverno a regra se inverte.
Procure sair nas horas em que o sol já esquenta um pouco o corpinho do peludo.
Os gatos bebem pouca água costumeiramente e, no frio, podem reduzir a ingestão do líquido.
Para não deixar que isso aconteça, mantenha o potinho limpo e com água fresca — isso vai fazê-lo beber mais quando estiverem com sede.
Com estas dicas, proteger seu pet nos dias frios será muito mais fácil. Bastam algumas pequenas alterações na rotina e enfrentar a estação mais gelada do ano vai ser bem tranquilo.
Preencha os campos abaixo, que em breve nossa equipe entrará em contato.