Maturidade ativa: como garantir qualidade de vida na terceira idade
Ver todas as notíciasO combinado não era eles serem jovens para sempre? Chega um momento que os filhos se tornam pais dos seus pais. Assumir essa etapa não é fácil, pois estamos acostumados a vê-los repletos de energia e independência. Então, como se preparar para essa situação?
Frequentemente nos irritamos com nossos pais, como se eles não estivessem sendo eles mesmos, se não se esforçassem o bastante para se cuidarem e serem ativos, da maneira que gostaríamos que eles fossem eternamente. De vez em quando esbravejamos e damos broncas neles como se estivéssemos dentro de um espelho invertido da nossa infância. Mas nossa fúria não é contra eles, é contra o tempo. O mesmo tempo que cura, ensina e resolve é o tempo que avança como ameaça implacável. E, erroneamente, canalizamos nos nossos pais esse inconformismo.
O fato é que às vezes a lentidão, o esquecimento e as limitações são, de fato, frutos da idade. Outras vezes são apenas frutos da rotina, tão naturais quanto os nossos equívocos. Seja qual for a circunstância, eles nunca merecem ter que lidar com a nossa angústia.
A responsabilidade como filhos adultos, é querer o bem-estar dos pais. Essa é apenas uma das formas de recompensá-los por tudo que fizeram, além de entregar todo o amor recebido deles. Temos de ter mais paciência e menos irritação; menos preocupação e mais apoio; mais companheirismo e menos acusações; mais afeto e menos cobranças. Eles só estão envelhecendo! E sabe do que mais? Nós também. E é melhor fazermos isso juntos, da melhor forma. 😀
Preencha os campos abaixo, que em breve nossa equipe entrará em contato.