Maturidade ativa: como garantir qualidade de vida na terceira idade
Ver todas as notíciasNesta época do ano, é comum haver mudanças bruscas de temperatura e, com isso, surgem algumas doenças.
Alergia, resfriado, asma e gripe são apenas algumas delas e, por isso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados.
Mas o clima ameno não é, necessariamente, o responsável pela queda do nosso sistema imunológico. De acordo com especialistas, não existem evidências científicas de que o frio diminui a imunidade.
O que acontece é que, durante o inverno, as alergias e rinites se sobressaem, porque o frio é um fator que tende a piorar quadros de alergias – sejam respiratórias, do pulmão ou do nariz.
Ainda assim, nesta época nosso corpo demanda mais energia para manter-se e, por isso, vale a pena tomar alguns cuidados extras para cuidar da saúde.
A higienização das mãos com frequência, regra número 1 em tempos de pandemia, ainda deve ser observado com a chegada do inverno, mas ainda há outros cuidados a serem tomados. Veja a seguir alguns deles.
Como as “doenças de inverno” costumam ser transmitidas de pessoa para pessoa, algumas medidas que tomamos durante a pandemia, como evitar aglomerações, são importantes para reduzir a incidência dessas doenças.
Manter o ambiente arejado para reduzir a carga viral nele e higienizar as mãos lavando com água e sabão ou usando álcool 70% em gel, também são práticas que devem ser mantidas.
Além disso, os bons hábitos na hora de tossir e espirrar não devem ser esquecidos.
Em casa, no trabalho ou em outros locais fechados, é normal sentir calor. Mas ao sair, a queda brusca de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças. Por isso, agasalhe-se sempre antes de sair.
Invista nos líquidos quentes ao longo do dia. Chás, cafés, chocolate quente e afins ajudam a manter o corpo aquecido. Mas lembre-se de não consumir exageradamente estes itens.
A poeira dos móveis pode ser uma inimiga. Por conta disso, é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos.
Banhos com água muito quente podem provocar ressecamento da pele. Aqui, a dica é evitar a temperatura extrema. Opte por tomar banhos em horários com sol, caso sinta muito frio.
Pessoas com alergias devem ficar atentas aos cobertores que soltam pelos. O ideal é substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão, elas auxiliam na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos.
Outra dica para diminuir as alergias é lavar suas roupas e cobertores que ficaram guardadas e secá-las ao sol, antes de usá-las.
Quem tem antecedentes como bronquite e rinite costuma ter crises nesta época. Nesses casos, é importante procurar um médico e seguir suas recomendações.
Todo mundo adora pegar um sol quando as temperaturas caem. Afinal, esta é uma forma muito prazerosa de aquecer-se. E também traz diversos benefícios para a saúde.
No entanto, mesmo com o frio é importante manter o cuidado com o sol, utilizando protetor solar, especialmente quando o céu estiver “limpo”.
Com estas dicas, você vai conseguir se preparar para a chegada do inverno e aproveitar esta época do ano cheia de variações climáticas.
Preencha os campos abaixo, que em breve nossa equipe entrará em contato.